Buscar
  • Marketing Delivery

O briefing perfeito!

Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade.


Um briefing é a peça chave para um bom desempenho da agência para o cliente, portanto ele precisa sempre ser claro e objetivo. Ele é muito importante para entender o que deverá conter detalhadamente o que o cliente espera e não espera, cores, fontes, tamanhos e tudo mais que possa ajudar no que irá ser feito.


Aqui nesse blog vocês encontrarão 7 dicas para um bom briefing, para que possa ajudar a desenvolver a criatividade e melhor organização.


1 - Histórico da empresa


Informar os contatos, como telefone, e-mail, website, são informações básicas que todo briefing deve coletar, além disso, contar um breve histórico de sua empresa para que a gente entenda melhor o contexto em que o seu negócio se encontra, sua missão, visão e valores.


2 - Algo novo ou redesign?


É importante saber logo de início se o projeto será algo novo, feito do zero, ou se será o redesenho de algo já existente. Pois são casos distintos e que demandam informações diferentes para a execução, é assim delimitamos o escopo do projeto


3 - Entender a demanda do projeto


Uma identidade visual? Um webdesign? Uma animação? Precisamos saber o que exatamente é a demanda do projeto pois ela influencia em questões específicas, cada serviço é diferente. Informar e documentar isso no briefing é importante e também uma questão de segurança e garantia para o cliente e a agência


4 - Público alvo


Ainda mais importante do que conhecer a empresa é conhecer o público-alvo para o qual o projeto está sendo produzido, pois eles serão os usuários/consumidores. É importante identificá-los para realizar um direcionamento de que tipo de comunicação utilizar para atingi-los.


5 - Concorrências e referências


Outro ponto importante é conhecer o mercado, seu segmento, seus concorrentes e observar o que eles tem feito de bom e ruim para usar como referência para futuras ações. Feito isso, buscar extrair o seu diferencial a partir delas.


6 - Expectativa para os resultados


É importante para a nós sabermos o que você espera do projeto, e quais os resultados que almeja, pois tais informações podem fazer a diferença durante o desenvolvimento e ainda motivar a equipe a tentar superar tais expectativas.


7 - O que não é esperado no projeto


Assim como saber as expectativas, é bom saber o que não é esperado de forma alguma no projeto, por exemplo, cores indesejadas, formas, mensagens. Não tem nada pior do que um cliente decepcionado e não é isso que queremos!


Gostou dessas dicas? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais e fique por dentro de muito mais conteúdos para você entender como cliente ou profissional!




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Somos um departamento de Marketing Delivery. E estaremos sempre onde sua empresa estiver!

WHATSAPP marketing delivery.png

Clique e fale com a gente agora mesmo!

Marketing Delivery® - 2021

Av. Guarapiranga, 2616 - Torre 19 - São Paulo - SP

WHATSAPP OFICIAL2 marketing delivery.png